Quem Somos e o que fazemos
Ação social de alta complexidade que desenvolve projetos nas áreas de Cultura, Educação, Arte, Meio Ambiente, Esporte, Saúde e Assistência Social, visando aproximar Psicanálise e Direitos Humanos.
Em 2019, o Programa Cuca Legal fez 6.667 atendimentos aos inscritos em suas oficinas.
Atuamos à R. dos Pinheiro, 749 - Frade, Angra dos Reis.
Clique Aqui
O projeto Marinheiro Mirim é resultado da alta demanda da região por mão de obra marítima qualificada e pela falta de promoção de formação aos jovens da Vila do Frade. Esse projeto consiste em proporcionar aulas teóricas e práticas com instrutores que são profissionais com anos de vivência náutica, sobre as funções de um marinheiro e os ofícios básicos da profissão.
As atividades incluem aprendizagens que vão desde técnicas de cabeamento náutico aos procedimentos necessários para a atracagem, embarque e desembarque nas embarcações e conhecimentos de navegação em baía protegida.
Os Marinheiros Mirins fazem 8 horas de aulas ministradas pela equipe do Hotel Fasano. Esta parceria oferece a eles 4 temas: 1° apresentação pessoal e atendimento; 2º arrumação de quarto e limpeza; 3º serviço de restaurante (boas práticas de alimentos, higiene e serviço em geral); 4º serviços de vinho, “mise en place” de mesa.
Inglês básico ministrado por estagiários de Pedagogia da UFF é oferecido a eles durante esses 2 meses.
Além de suprir a demanda da região por uma mão de obra qualificada, visamos preparar esses jovens para que tenham melhores oportunidades de emprego até em outras áreas. Um cidadão apto a conviver em qualquer ambiente. 10 jovens, entre 15 e 18 anos, frequentarão um módulo com aulas teóricas e práticas ao longo de 2 meses.
Durante 8 meses o Programa Cuca Legal oferecerá 4 módulos que visam formar 40 jovens aptos a serem auxiliares em embarcações de nossa região.
Uma nova parceria com a Ferretti no ano de 2020 nos possibilitará oferecer 19 cartas náuticas ao longo dos 4 módulos aos participantes mais aptos.
Curso Preparatório para que vinte e cinco jovens das escolas Municipal e Estadual do Frade possam se inscrever para receber os ensinamentos necessários para prestar o ENEM no final do ano.
Esse projeto surge da necessidade de oferecer um curso gratuito no bairro para aqueles que desejam ingressar num curso superior. Não existe no entorno nenhum curso que possa prepará-los para a prova do final de ano.
São duas as limitações no bairro: financeiro (para fazer um curso no centro) e a limitação do aprendizado ao final do ensino médio. Esta conclusão levou alguns professores locais a se mobilizarem na organização de uma grade específica a ser oferecida através da OSCIP Núcleo de Referência. Nove matérias matemática, português, história, geografia, física, química, biologia, filosofia e inglês que serão ministradas de março a novembro de 2020 tendo vinte dias de férias no mês de julho.
Tacada de Ouro
O Programa Cuca Legal, numa parceria com o Frad.E, estruturou duas oficinas, manhã e tarde, onde 40 crianças aprendem os conceitos básicos, a etiqueta necessária e os fundamentos do Golfe.
Nossas crianças recebem os ensinamentos dos Caddies que oferecem horas de oficinas onde tudo sobre esse esporte lhes é ensinado.
Nestes dez meses de funcionamento foram feitos 716 atendimentos com duas participações nos torneios da Federação de Golfe do Estado do RJ.
Clique Aqui
Quem é você?
Conta um Conto
?
Nessa oficina a Coordenadora Geral dos Programas apresenta as instalações, os projetos, suas respectivas oficinas e faz ou agenda a inscrição.
É um momento de encontro com os familiares, crianças interessadas no Programa e a estrutura de trabalho oferecida.
Para participar das oficinas oferecidas pelo Núcleo de Referência, o responsável pela criança assina um Termo de Responsabilidade e Compromisso.
Contamos em nossa biblioteca com lindos livros infantis, gibis, enciclopédias e um farto material para todas as idades disponível para livre manuseio.
Durante as oficinas as crianças fazem escolhas livres, podem ler no tempo que quiserem e levar para casa.
Fazemos livre conversação sobre o que foi lido, podemos recontar a história usando fantoches ou desenhar.
Costuma ser um tempo para dar livre curso à imaginação.
Clique Aqui
Vera Gaspar
Clique Aqui
A Reforça Aí é uma oficina que visa trabalhar com reforço escolar de forma dinâmica e simples.
Tem por finalidade desenvolver competências que contribuam com a formação de cidadãos respeitosos, éticos e morais.
Não tem por objetivo a substituição do ambiente escolar, entretanto, buscamos compreender que educação não está somente relacionada a este ambiente. Sendo assim, a oficina aborda diversas questões trazidas pelas crianças para que estas questões e dúvidas sejam sanadas.
Víctor Cipriano
Mão na Massa
Clique Aqui
Oficina coordenada por Vera Gaspar.
Utilizamos argila como elemento criativo. São elaboradas peças a partir da criação livre ou oferecido o simples manuseio do material. As peças confeccionadas são posteriormente queimadas para receberem acabamentos com tintas, guache, papéis ou missangas. A peça já pronta poderá ser levada para casa pela criança ou utilizada em exposição no nosso acervo.
Clique Aqui
Oficina coordenada por Zuleide, uma das duas mestre-artesãs do RJ.
Nesta oficina são oferecidos materiais recicláveis que se transformam em objetos que podem ser vendidos ou presenteados. Possibilita uma fonte de renda quando o objeto é bem executado. As crianças que participam da Of. Tacada de Ouro, produzem objetos com bolinhas de golfe recicláveis e estes são expostos no Club de Golf do Frade.
A Fibra da bananeira é um dos materiais para elaboração, criação e confecção de objetos.
Todas as festas e datas são marcadas pelos objetos feitos nessa oficina: Dia da mães, Páscoa, Dia do Meio Ambiente, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal...
Criando História
Clique Aqui
A oficina de teatro é uma troca de experiências entre as crianças e eu, onde pego toda a vivência que eu tenho e estou adquirindo na minha trajetória de artista, desde o trabalho de corpo, voz, presença em cena até a confecção de um figurino e cenário. O teatro tem ajudado as crianças a perderem a timidez, criarem laços, pensarem fora da caixinha e saírem da zona de conforto.
Álef Gabriel
A oficina de expressão corporal consiste em um trabalho que usa exercícios teatrais para se trabalhar o corpo e formas de se expressar. O objetivo é criar uma oficina em conjunto com as crianças onde elas tenham um espaço para se expressarem, conhecerem a si mesmas e desenvolverem suas potencialidades através de exercícios individuais e coletivos que o teatro propõe .As oficinas são constituídas tanto por sugestões e interesses que surgem dos próprios participantes como de jogos e atividades propostas com objetivos específicos como a concentração, improviso, foco, trabalho coletivo, trabalho corporal e etc.
Clique Aqui
Eduarda Almeida
Linha, Ponto e Imaginação
Clique Aqui
Linha, Ponto e Imaginação, nome de escolha tanto meu quanto de todos os participantes da oficina. Acreditamos que essa seja a base fundamental do desenho, simples traços que organizados através da imaginação das crianças se tornam arte e expressão.
É curioso como um espaço em branco pode se tornar algo tão pessoal para elas.
A oficina tem como objetivo fazer com que as crianças se expressem e deixem fluir tudo que há em sua mente, trabalhando a criatividade, a timidez, o respeito e a cooperação uns com os outros através do compartilhamento dos materiais.
O desenho vai além do que vemos no papel. Cada linha, cor, sombra e ponto é uma extensão das crianças e por isso é tão incrível para mim.
Projeto Mar de Angra
Histórico
O projeto Mar de Angra nasceu a partir de um questionamento de Renan Sipriano sobre o acesso da população da Vila do Frade à Baía da Ilha Grande que, apesar de ser patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, os jovens que moram no entorno dessa região, encontram dificuldades econômicas para acessá-la. Trata-se de uma das regiões mais lindas do país e frequentada por turistas do mundo inteiro.
Visando garantir à população o direito de conhecer os aspectos ecológicos e naturais de sua própria terra, o projeto consiste em proporcionar a esses jovens a oportunidade de vivenciar e conhecer seu lugar. Milhares de turistas chegam anualmente a Angra, mas suas ilhas e praias são desconhecidas pela maioria das pessoas que ali habitam. A partir de um contato direto com a fauna e flora existentes na Baía, nos propomos a falar sobre as histórias de seus antepassados indígenas que vieram a formar, junto com os negros, a população Caiçara que formou Angra.
Assim, o projeto se desenvolveu e hoje, já conta com saídas bem sucedidas, centenas de crianças atendidas e excelentes ramificações como o projeto Mar de Angra-Marinheiro Mirim.
A Oficina Mar de Angra ocorre em 5 etapas.
Tudo começa com a cessão de uma embarcação para que esta expedição possa acontecer. Tem por objetivo mostrar as belezas de nossas águas para crianças que, em sua maioria, nunca visitou uma ilha sequer de nossa baía. Apresentar a história da Ilha de Cunhambebe e observar as questões ecológicas de nosso entorno, a poluição das águas e o lixo nas praias.
1ª- seleção dos participantes. Como sempre tem mais inscrições do que vagas, vão os primeiros a se inscreverem.
2ª- os participantes assistem a palestras para poderem saber o que irão fazer no mar, os trajetos, a importância das informações sobre a história indígena e caiçara local, além das questões ecológicas a serem observadas.
3ª- apresentação do roteiro definido pela coordenação do trabalho com o PCL, programa de segurança em alto mar, marcação com pulseiras de quem NÃO sabe nadar. Todas as precauções que devem ser tomadas e apresentação do BOMBEIRO SALVA VIDAS que acompanha o grupo. Cabe a ele apresentar todo o cuidado que devemos ter e o quanto da beleza do mar podemos aproveitar.
4ª- caminhada com as crianças até o local em que o barco se encontra para o embarque. É executado uma chamada para entrarem no barco com calma, um a um e assim evitar qualquer ocorrência negativa. As crianças só embarcam com autorização prévia e assinada pelos responsáveis. Expedição com explicações e visualização do planejamento feito anteriormente. Na última etapa do passeio a embarcação para em praias onde as crianças podem tomar banho de mar, desfrutar das maravilhas do Mar de Angra e de um gostoso lanche a bordo.
5ª- nesta última etapa é feito um debate e alguns trabalhos sobre essa expedição.