Copyright © 2019 | Núcleo de Referência

Rua Barão de Mauá, 125 - Jucutuquara - Vitória/ES
CNPJ 07.094.820/0001-39

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Quem Somos e O que Fazemos

Ação social de alta complexidade que desenvolve projetos nas áreas de Cultura, Educação, Arte, Meio Ambiente, Esporte, Saúde e Assistência Social, visando aproximar Psicanálise e Direitos Humanos.

Em 2018, o Programa Cuca Legal fez 3.670 atendimentos aos inscritos em suas oficinas.

Atuamos à R. dos Pinheiro, 749 - Frade, Angra dos Reis.

Quem é Você?

 

Conta um Conto

?

Nessa oficina a coordenadora do Programa Cuca Legal apresenta as instalações, os projetos, suas respectivas oficinas e faz ou agenda a inscrição.

É um momento de encontro com os familiares, crianças interessadas no Programa e a estrutura de trabalho oferecida.

Para participar do Programa Cuca Legal o responsável pela criança assina um Termo de Responsabilidade e Compromisso.

 

Contamos em nossa biblioteca com lindos livros infantis, gibis, enciclopédias e um farto material para todas as idades disponível para livre manuseio. 

Durante as oficinas as crianças fazem escolhas livres, podem ler no tempo que quiserem e levar para casa.

Fazemos livre conversação sobre o que foi lido, podemos recontar a história usando fantoches ou desenhar.

Costuma ser um tempo para dar livre curso à imaginação.

Clique Aqui
Vera Gaspar
Clique Aqui
 

A Reforça Aí é uma oficina que visa trabalhar com reforço escolar de forma dinâmica e simples.
Tem por finalidade desenvolver competências que contribuam com a formação de cidadãos respeitosos, éticos e morais.
Não tem por objetivo a substituição do ambiente escolar, entretanto, buscamos compreender que educação não está somente relacionada a este ambiente. Sendo assim, a oficina aborda diversas questões trazidas pelas crianças para que estas questões e dúvidas sejam sanadas.

Víctor Cipriano

Mão na Massa

 
Clique Aqui

Oficina coordenada por Vera Gaspar.

Utilizamos argila como elemento criativo. São elaboradas peças a partir da criação livre ou oferecido o simples manuseio do material. As peças confeccionadas são posteriormente queimadas para receberem acabamentos com tintas, guache, papéis ou missangas. A peça já pronta poderá ser levada para casa pela criança ou utilizada em exposição no nosso acervo.

Clique Aqui
 

Oficina coordenada por Zuleide e Débora, artesãs do Frade.

Nesta oficina são oferecidos materiais recicláveis que se transformam em objetos que podem ser vendidos ou presenteados. Possibilita uma fonte de renda quando o objeto é bem executado. As crianças que participam da Of. Tacada de Ouro, produzem objetos com bolinhas de golfe recicláveis e estes são expostos no Club de Golf do Frade.

 A Fibra da bananeira é um dos materiais para elaboração, criação e confecção de objetos. 

Todas as festas e datas são marcadas pelos objetos feitos nessa oficina: Dia da mães, Páscoa, Dia do Meio Ambiente, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal...

Criando História

 
Clique Aqui

A oficina de teatro é uma troca de experiências entre as crianças e eu, onde pego toda a vivência que eu tenho e estou adquirindo na minha trajetória de artista, desde o trabalho de corpo, voz, presença em cena até a confecção de um figurino e cenário. O teatro tem ajudado as crianças a perderem a timidez, criarem laços, pensarem fora da caixinha e saírem da zona de conforto.

Álef Gabriel

A oficina de expressão corporal consiste em um trabalho que usa exercícios teatrais para se trabalhar o corpo e formas de se expressar. O objetivo é criar uma oficina em conjunto com as crianças onde elas tenham um espaço para se expressarem, conhecerem a si mesmas e desenvolverem suas potencialidades através de exercícios individuais e coletivos que o teatro propõe .As oficinas são constituídas tanto por sugestões e interesses que surgem dos próprios participantes como de jogos e atividades propostas com objetivos específicos como a concentração, improviso, foco, trabalho coletivo, trabalho corporal e etc.

Clique Aqui
 
Eduarda Almeida

Tacada de Ouro

 
Clique Aqui

O Programa Cuca Legal, numa parceria com o Frad.E, estruturou duas oficinas, manhã e tarde, onde 40 crianças aprendem os conceitos básicos, a etiqueta necessária e os fundamentos do Golfe.

Nossas crianças recebem os ensinamentos dos Caddies que oferecem horas de oficinas onde tudo sobre esse esporte lhes é ensinado. 

Nestes dez meses de funcionamento foram feitos 716 atendimentos com duas participações nos torneios da Federação de Golfe do Estado do RJ.

Linha,  Ponto e Imaginação

 
Clique Aqui

Linha, Ponto e Imaginação, nome de escolha tanto meu quanto de todos os participantes da oficina. Acreditamos que essa seja a base fundamental do desenho, simples traços que organizados através da imaginação das crianças se tornam arte e expressão. 
É curioso como um espaço em branco pode se tornar algo tão pessoal para elas. 
A oficina tem como objetivo fazer com que as crianças se expressem e deixem fluir tudo que há em sua mente, trabalhando a criatividade, a timidez, o respeito e a cooperação uns com os outros através do compartilhamento dos materiais. 
O desenho vai além do que vemos no papel. Cada linha, cor, sombra e ponto é uma extensão das crianças e por isso é tão incrível para mim.

1/4

Projeto Mar de Angra

 

Histórico

  O projeto Mar de Angra nasceu a partir de um questionamento de Renan Sipriano sobre o acesso da população da Vila do Frade à Baía da Ilha Grande que, apesar de ser patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, os jovens que moram no entorno dessa região, encontram dificuldades econômicas para acessá-la. Trata-se de uma das regiões mais lindas do país e frequentada por turistas do mundo inteiro.

  Visando garantir à população o direito de conhecer os aspectos ecológicos e naturais de sua própria terra, o projeto consiste em proporcionar a esses jovens a oportunidade de vivenciar e conhecer seu lugar. Milhares de turistas chegam anualmente a Angra, mas suas ilhas e praias são desconhecidas pela maioria das pessoas que ali habitam. A partir de um contato direto com a fauna e flora existentes na Baía, nos propomos a falar sobre as histórias de seus antepassados indígenas que vieram a formar, junto com os negros, a população Caiçara que formou Angra.

   Assim, o projeto se desenvolveu e hoje, já conta com saídas bem sucedidas, centenas de crianças atendidas e excelentes ramificações como o projeto Mar de Angra-Marinheiro Mirim.

A Oficina Mar de Angra ocorre em 5 etapas. 
Tudo começa com a cessão de uma embarcação para que esta expedição possa acontecer. Tem por objetivo mostrar as belezas de nossas águas para crianças que em sua maioria, nunca antes visitou uma ilha sequer de nossa baía. Apresentar a história da Ilha de Cunhambebe e observar as questões ecológicas de nosso entorno, a poluição das águas e o lixo nas praias. 
- seleção dos participantes. Como sempre tem mais inscrições do que vagas, vão os primeiros a se inscreverem.
- os participantes assistem a  palestras para que possam saber o que irão fazer no mar, os trajetos, a importância das informações sobre a história indígena e caiçara local além das questões ecológicas a serem observadas. 
- apresentação do roteiro definido pela coordenação do trabalho junto com o PCL, programa de segurança em alto mar, marcação com pulseiras de quem NÃO sabe nadar. Todas as precauções que devem ser tomadas e apresentação do BOMBEIRO SALVA VIDAS que acompanha o grupo. Cabe a ele apresentar todo o cuidado que devemos ter e o quanto da beleza do mar podemos aproveitar.
- caminhada com as crianças até o local em que o barco se encontra para o embarque. É executado uma chamada para que entrem no barco com calma, um a um e assim evitar qualquer ocorrência negativa. As crianças só embarcam com autorização prévia e assinada pelos responsáveis. 
Expedição com explicações e visualização do planejamento feito anteriormente. Na última etapa do passeio a embarcação para em praias onde as crianças podem tomar banho de mar, desfrutar das maravilhas do Mar de Angra e de um gostoso lanche à bordo.
- nesta última etapa é feito um debate e alguns trabalhos sobre essa expedição.

Clique Aqui

           Um cidadão apto a conviver em qualquer ambiente.

10 jovens, entre 15 e 18 anos, frequentarão aulas teóricas e práticas ao longo de 2 meses.

Ao longo do ano o Programa Cuca Legal oferecerá 4 módulos que visam formar 40 jovens aptos a serem auxiliares em embarcações de nossa região.

Clique Aqui

  O projeto Mar de Angra - Marinheiro Mirim é resultado da alta demanda da região por mão de obra marítima qualificada e pela falta de promoção de formação aos jovens da Vila do Frade. Esse projeto consiste em proporcionar aulas teóricas e práticas, com instrutores que são profissionais com anos de vivência náutica, sobre as funções de um marinheiro e os ofícios básicos da profissão.

     As atividades incluem aprendizagens que vão desde técnicas de cabeamento náutico aos procedimentos necessários para a atracagem, embarque e desembarque nas embarcações e conhecimentos de navegação em baía protegida.   Além de suprir a demanda da região por uma mão de obra qualificada, visamos preparar esses jovens para que tenham melhores oportunidades de emprego até em outras áreas.